Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sábado, 27 de dezembro de 2014

do livro que eu li - O Homem que Gostava de Cães


 
muito bom, um romance com enorme densidade histórica e ficcionada. um fio liga três personagens - vítima, verdugo e narrador. de uma forma lúcida é descrita a capacidade de um regime politico para moldar destinos. a qualidade do relato é tão boa que dei comigo dividida entre a vontade de continuar a ler e o não querer que o livro acabasse. se gostam de romances históricos leiam, é sem dúvida um dos melhores que já li. deixo a sinopse, será bem melhor que a minha opinião para vos despertar o interesse.
 
Em 2004, com a morte da mulher, Iván, um aspirante a escritor, relembra um episódio que lhe aconteceu em 1977, quando conheceu um homem enigmático que passeava pela praia acompanhado de dois galgos russos. Após vários encontros, «o homem que gostava de cães» começou a confidenciar-lhe relatos singulares sobre o assassino de Trótski, Ramón Mercader, de quem conhecia pormenores muito íntimos. Graças a essas confidências, Iván irá reconstituir a trajetória de Liev Davídovitch Bronstein, mais conhecido por Trótski, e de Ramón Mercader, e de como se tornaram em vítima e verdugo de um dos crimes mais reveladores do século XX.

Através de uma escrita poderosa sobre duas testemunhas ambíguas e convincentes, Leonardo Padura traça um retrato histórico das consequências da mentira ideológica e do seu poder destrutivo sobre a utopia mais importante do século XX.

2 comentários:

  1. Estou convencida, vou acrescentar este livro à lista dos que quero comprar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se comprares espero que te dê tanto prazer ler, como deu a mim. ;)

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...