Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

entre nós # 37 - borbujas de amor

desde já aviso: ficam inteiramente autorizados a sorrir ante a escolha desta semana e as revelações a ela associadas. :P
 
pois que eu, ser distraído crónico, e com um diminuto nível de coordenação motora, adorava ter a capacidade de aprender danças latinas, rumba especialmente, o que torna tudo ainda mais difícil, a sensualidade também me passou um bocadito ao lado.
 
no dia em que eu aprender a dançar rumba (sonhar ainda é livre e não paga impostos) hei-de ser muito feliz ao som desta música.
 
juan luis guerra

 
a chuva é um detalhe a não descurar, 2014 tem-se fartado de me dar oportunidades!
 
;)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

eleFUNte

comentário durante uma sessão de formação:
- A Canca é muito forte!
- Sinto-me bem é o que importa! Respondo eu pensando que se tratava de uma ironia à minha constituição física (pequenina e magrinha).
- Pode com um elefante!
:)

ADORO ELEFANTES

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

hoje completarias 10 anos

irias distribuir alegria, os nossos corações bateriam mais forte contagiados pela forma, ainda mais vibrante, como vivias a comemoração de datas festivas, pelo forma como sabias agarrar a hipótese ser ainda mais feliz, tu sabias ser e fazer mais e mais feliz.
 
sem ti
crescem a cada dia a saudade e o medo que as memórias possam desvanecer, cresce o sentimento que plantaste em nós, que sabias plantar em todos quantos te rodeavam, amo-te meu pequeno príncipe, mais e mais a cada recordação.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

"O amor pede consistência

Quem ama mais, os jovens namorados que não se descolam ou os velhinhos casados há 50 anos que continuam a ser suporte um do outro?
O amor não é fogo de vista, amor é coisa que dura. Amar a sério leva décadas. Dar uns melos é uns segundos. Não dá para amar e descartar. Ficamos presos ao que amamos, como dizia Saint Exupery somos para sempre responsáveis por aquilo que cativamos. O amor revela-se aos que continuam."

daqui e do já partilhado

domingo, 23 de fevereiro de 2014

caixinha de música da canca ♫ 3 - as regras da sensatez

rui veloso

 
nunca voltes ao lugar
 onde já foste feliz
 por muito que o coração diga
 não faças o que ele diz
...
por grande a tentação
 que te crie a saudade
 não mates a recordação
 que lembra a felicidade

sábado, 22 de fevereiro de 2014

paga o justo pelo pecador... ou, alguém me diz o site onde posso consultar as especificações dos seres humanos que cruzam o meu caminho (as minhas também, é que às vezes não sou capaz de me perceber)

a semana que passou andei estranha (ainda mais que o habitual), de dia genuinamente bem-disposta, de bem com a vida,  à noite com ansiedade, regada a saudade e lágrimas...
 
na sexta-feira recebi um telefonema de alguém com quem já não falava há alguns anos, mais de nove. alguém de quem fui muito próximo. um ser humano bom em quem confiava sem reservas, com quem me abri aquando da descoberta da existência de seres humanos de natureza menos nobres - maus, mesquinhos, sem ponta de carácter, com toneladas de egoísmo, que quando apontam baterias para nós, mesmo que seja só porque somos quem está mais à mão de semear, acabamos marcados, tão marcados que mudamos... pese embora nos ensinem muito, nos ajudem a crescer, e sobretudo a perceber que o rumo certo é sermos diametralmente diferentes deles, sem o apoio de alguém disposto a dar-nos atenção, carinho e provas de ser merecedor de total confiança, tudo seria muito mais difícil -, tenho muito a agradecer-lhe, foi o meu porto de abrigo, a minha luz ao fundo do túnel.
 
anos, alguns desentendimentos entre pessoas que nos eram próximas, e muito silêncio após, venho a saber que sofreu um golpe duro e profundo. conhecendo como conhecia, sei que deve ter batido no fundo, deve ter demorado anos a recuperar-se.
em todos estes anos sempre imaginei que estivesse bem, curiosamente horas antes de me ligar pensei como estaria, na certeza que a vida teria seguido um determinado rumo, horas após soube que tudo foi bem diferente.
 
nestes nove anos que passaram sem nos falarmos, eu mudei, desiludi-me com as pessoas, deixei de ser a pessoa cândida com quem partilhou tanto... e agora, apesar de saber pelo que passou, uma dor que não merecia, porque era um ser maravilhoso, de sorriso disponível, de braços sempre abertos, de coração limpo, onde os segredos se guardavam em poços sem fundo. agora é com tristeza que dou comigo com medo de confiar. será que ainda sei alguma coisa da pessoa com quem falei? se pessoas com quem convivo diariamente me surpreendem, como posso acreditar que passados mais de nove anos, passado tanto sofrimento, esta pessoa se mantêm a mesma?
 
não gosto de pensar assim, tenho saudade do ser que já fui, mais simples, mais descomplicado, mais genuíno, tenho saudade de confiar sem reservas, de acreditar sem dúvidas...
 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

entre nós # 36 - i'll be missing you

i'll be missing you - puff daddy & faith evans feat 112
em memória do rapper notourious B.I.G. assassinado em 1997


"goes out to everyone that has lost someone that they truly loved"

porque esta semana foi saudade, tive tanta saudade, saudade dos que já só vivem no meu coração, dos que lá moram embora estejam longe, sorri e chorei, tive saudade, tanta saudade...
i'' be missing you, as memórias nunca são suficientes, saudade de olhares, de sorrisos, de vozes, de abraços...
saudade...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

das pessoas que me roubam sorrisos, e me apertam o coração de tão cheio de felicidade que o deixam


 as pessoas de quem eu gostos são as simples, francas, de sorriso disponível, de braços abertos, que se importam com os outros, que dão e se dão.
 não há maior beleza que a nobreza de carácter.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

caixinha de música da canca ♫ 2 - everybody knows

jonh legend
 
 
"cause everybody knows, that nobody really knows
how to make it work, or how to ease the hurt"
 
esta música faz-me lembrar uma pessoa muito especial, daquelas que ficam marcadas para sempre em nós, saudades, das boas, daquelas que nos fazem agradecer...
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

obrigada Lili - partilhar é bom

desde os tempos da faculdade que não entrava numa biblioteca (saudades deste local
 
 
Biblioteca Municipal Almeida Garret - Porto)
 
é uma "bergonheira" eu sei, não é que não goste de ler, é que  fui-me habituando ao vício de comprar livros. mudam-se os tempos, muda-se a disponibilidade da nossa carteira, e temos de pôr rédeas aos vícios (só eu sei o quanto me custa recusar as propostas da WOOK). como partilhar é bom, quis o cosmos que se cruzasse comigo uma menina chamada Lili, que devora livros, e esta menina muito inteligente frequenta a biblioteca da sua terrinha, e lá alimenta (frequentemente) o seu vício. e tu Canca Maria porque não fazes o mesmo? pois já fiz, inscrevi-me na biblioteca municipal do concelho onde trabalho, e trouxe de lá o meu companheiro dos próximos 15 dias, este menino a quem há tanto tempo andava a piscar o olho.
 
 
num concelho com 20 000 habitantes tornei-me a inscrita na biblioteca n.º 1472! é verdade que os livros são caros, mas nas bibliotecas municipais são de acesso gratuito, parece que as pessoas, tal como eu, se "esqueceram" desta possibilidade! :(

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

entre nós # 35 - fado do encontro

dedicado aos enamorados, aos que sabem amar e ser amados, aos (Cocas e Miss Piggys) que vêem o encanto da diferença...

Tim e Mariza


Vou andando
Cantando
Tive o sol à minha frente
Tão quente brilhando
Que a saudade me deixou
Pra sempre, por certo
O meu Amor és tu

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

encontrei o postal perfeito


 
porque não entendo o amor sem a cumplicidade que o humor oferece.
porque sou fã da personagem Hannibal Lecter.
 
"ta ta"

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

entre nós # 34 - pronúncia do norte

porque eu sou do Norte de alma e coração.

Pronúncia do Norte - GNR com Isabel Silvestre

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

será que sou?

 
Eu, e talvez a maioria das pessoas, desejo sentir-me especial, quero que percebam a minha essência, aquilo que nem sempre sei dizer, nem sempre sei demonstrar, aquilo que está no meu coração.
 
"Muito, muito obrigado minha querida!
A minha linda é uma pessoa muito especial. Mil beijinhos"
 
Estas pequenas maravilhas deixam-me de lagriminha ao canto do olho. Dão um valente soco na minha insegurança, e põe-me a pensar que devo ser mesmo especial, caso contrário não teria o privilégio de partilhar a vida com pessoas tão maravilhosas.
 
Obrigada.
 
Partilhar é bom.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

a fita métrica do amor

"Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho."

Martha Medeiros

Não podia concordar mais.