Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

srs de óculos cor-de-rosa e corações de ferro

Viver não é maravilhoso, a vida não é linda, pelo menos, não para toda a gente. Apenas alguns têm o privilégio de reunir condições para se fazerem felizes. Ou vivemos num mundo sem injustiças e desigualdades e só eu é que não dei conta?

Não me venham dizer que a felicidade é uma atitude interior, e que depende de nós. Sim, a felicidade é uma atitude interior, aquilo em que nos focamos - positivo ou negativo - muda a nossa forma de estar perante o mundo, dá ou retira força. Mas, sacia a fome? Cura doenças terminais? Liberta escravos? Acaba com as vítimas de guerras? Dá infâncias felizes a crianças abandonadas, maltratadas e exploradas? Dá a capacidade de viver àqueles que nasceram com deficiências profundas? Mostra aos cegos as belezas da natureza? Faz com que um surdo sinta a magia da música? Não. Porque a vida não é justa.

Não me digam também que para sermos felizes temos de deixar a bagagem para trás, porque os que se perdem do passado jamais terão a capacidade de evoluir. E que se eu fizer um balanço tenho muito mais vivências positivas que negativas. Eu terei, mas o mundo não sou só eu. Há pessoas que não têm nada de bom na vida, não é por eu ter que, vou fechar os olhos a tudo que me rodeia, e dizer  a vida é bela, a vida é maravilhosa. Quem esquece o que viveu, e fecha os olhos ao sofrimento alheio são os egoístas, os desprovidos de sensibilidade, os que alimentam a felicidade de falsidade. 

Dizem-me que sou revoltada, que não ganho nada com esta atitude. Não, eu não sou revoltada, sou generosa e sensível. E esta atitude permite-me ver além de meu umbigo, da minha realidade. Já senti na pele dores profundas, e no entanto não perdi a capacidade de amar, de me doer com dores alheias,  de julgar todos os seres humanos por igual, de me por no lugar dos outros, de desejar para eles na mesma medida que para mim. Aprendi que quando damos opiniões, conselhos, e dicas para se ser feliz, temos de ter cuidado, evitar generalizações. Verdades nossas podem magoar verdades alheias. O caminho de cada um é único, ninguém o sabe ou sente como/por nós.

Esta minha visão da vida pode parecer negra aos vossos olhos, é a realidade vista de olhos bem abertos, de emoções bem atentas, os meus olhos, as minhas emoções. Rotulem-me do que quiserem. Se forem honestos não hão-de chamar-me egoísta, nem hão-de chamar-me insensível. A dureza do que vivi não fez de mim uma pessoa mal-formada, pelo contrário fez de mim um ser humano melhor.

Em lugar de ficarem quietos com a vida maravilhosa e linda, tirem os óculos cor-de-rosa, amoleçam o coração, alarguem horizontes, aprendam a dar e a dar-se. Analisem, e adjectivem menos e ajudem mais.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara." - José Saramago

6 comentários:

  1. está maravilhoso este texto. as pessoas deviam ver mais com o coração. tenho pena que haja pouca gente a pensar como tu.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, Canca. Por muito que usemos frases feitas para tentar anima-nos, e aos outros também, a verdade é que há quem, por muito que se tente manter positivo, tem poucos motivos para se sentir feliz. É a verdade nua e crua.

    ResponderEliminar
  3. Não, não me parece que isso seja revolta. Parece-me nobreza de carácter e realismo.
    Parabéns pelo seu texto, pleno de verdades!

    ResponderEliminar
  4. Sabes que concordo contigo. Na maioria das vezes a nossa felicidade não depende de nós, porque existem tantas coisas à nossa volta a influenciá-la. E cada caso é um caso. O que se aplica a mim não tem necessariamente de se aplicar a ti. Sim, há muita gente com óculos cor de rosa e até de outras cores. Vêem tudo ao contrário da realidade, porque vêem de acordo com a sua realidade.
    E não me alargo mais se não nunca mais saio daqui. ;)
    beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Canca que texto lindo. Não poderia concordar mais contigo. A Felicidade não depende só de nós, nem nós temos a capacidade de nos auto-motivarmos constantemente para a Felicidade.
    Cada um de nós tem os seus problemas, o seu passado, a sua história. Eu terminei muito mal o ano, muito triste mesmo, mas com o Ano Novo a vida melhorou, tive mais trabalho, e a vida preencheu-se e confesso-te que andava mesmo bem.
    Ontem a vida resolveu dar-me outro pontapés, não sei quanto tempo irei levar a recuperar, mas a verdade é que a Felicidade depende do meio, e há pessoas que tem a capacidade de nos tapar os raios de sol que nos alimentam a felicidade.

    Beijinhos e abracinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o teu Sol (a beleza de pessoa que transpareces ser) ilumine até as nuvens mais negras. :) Força.

      Abraço bem apertadinho

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...