Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sábado, 11 de janeiro de 2014

um ano de partilhas

Há um ano estava num momento menos bom. Um ano volvido partilho um texto que vai de encontro à minha maneira de ser e estar (daqui).

"As vantagens e o veneno de perdoar

Todos temos razões para estar lixados com alguém.
Quer tenha sido alguma crítica, discussão, mentira ou traição, o mais provável é que todos tenhamos um portfolio de pessoas que nos magoaram e nos causaram dor. Ficamos ressentidos e sinceramente não nos apetece particularmente perdoar quem nos fez sofrer. Mas o que será que torna tão difícil perdoar quem nos magoou?
Muitas vezes achamos que ao perdoar estamos a deixar passar em branco uma injustiça. Estamos a deixar a outra pessoa sair incólume, mesmo quando nos causou tanto sofrimento. Contudo… que justiça é manter-nos agarrados à dor? Que espécie de castigo queremos infligir ao outro com a nossa intransigência?
Outras vezes, achamos que é preciso acontecer alguma coisa extraordinária para perdoar outra pessoa. É preciso alguma inspiração ou intuição caridosa para avançar. Mas mais vale puxar uma cadeirinha para nos sentarmos, porque tais impulsos altruístas demoram a chegar.
Temos ainda um gosto especial em desempenhar o papel de vítima. Tendo sido magoados, por vezes retiramos alguma espécie de gozo da autocomiseração e do sentimento de impotência. Preferimos o conforto de ter razão ao desconforto da reconciliação.

Mas olhando objectivamente…a irritação, a dor e o ressentimento não alcançam nada. Só nos impedem de viver melhor. Ficar agarrado ao ressentimento é como comer um prato de veneno e esperar que faça mal à outra pessoa. Quem sofre não são as pessoas que nos magoaram, somos nós.
A forma de nos libertarmos desse ressentimento é simplesmente – e difícilmente – perdoarmos quem nos magoou. Largar a dor, largar a culpa, largar o ressentimento, e perdoar. Para começar um ressentimento são precisas duas partes, para terminá-lo basta apenas uma.
Ao perdoar outra pessoa, libertamo-nos. Ficamos livres do passado – do que nos magoou e fez sofrer – e ficamos abertos ao presente, a tudo o que pode acontecer de surpreendente e fascinante. É uma espécie de dieta imediata: perdemos quilos e quilos de sofrimento que trazíamos a mais.
Perdoar também liberta a outra pessoa. Não só a outra pessoa pode sentir-se melhor ao estar connosco, como ela ganha capacidade de perdoar outros. Quem faz a experiência de ser perdoado tem mais facilidade em perdoar outras pessoas.
Contudo perdoar não implica esquecer a dor que os outros nos provocaram, nem que seja porque o que esquecemos ou não, depende pouco da nossa vontade. O que depende de nós é deixar de lado as culpas e ressentimentos, e perdoar.
Há quem ache que o perdão é uma coisa utópica ou infantil, mas não podia estar mais longe disto. O perdão não é para meninos nem para quem vive em mundos de fantasia. É para pessoas com maturidade e com coração magnânimo. É para quem quer uma vida melhor.
É altura de largar o peso desnecessário que andamos a carregar. É altura de perdoar."

Partilhar é bom. Obrigado por estarem desse lado.

12 comentários:

  1. é preciso ser uma pessoa forte para conseguir perdoar...tu és!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei que te dizer, talvez seja forte, talvez o faça para me proteger! Já passei por situações bem difíceis, não posso deixar que as más atitudes dos outros me envenenem. Não sei ser de outra forma.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou a horas de dar esse passo. Obrigada por este texto, neste exato momento minha Canquinha...nem sabes o bem que me fez lê-lo!
    Obrigada por ter o privilégio de te acompanhar desde o primeiro dia.
    Preciso muito de um coração mais leve este ano, espero perdoar várias vezes a várias pessoas, preciso muito de ter a tua coragem. Quero muito caminhar no sentido de ser um ser humano feliz, e acompanhar o teu caminho tem feitro de mim alguém... pelo menos mais tolerante. Obrigada por exestires na minha vida...minha Canquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :')
      Obrigada digo eu, por todo o carinho que partilhas comigo. <3
      Minha querida se de alguma forma te ajudei fico de coração cheio, e se eu pudesse o teu ficaria leve, leve. Força.

      Um abraço apertado, muito, muito, muito*

      Eliminar
  3. Excelente texto...perdoar pode não ser fácil...mas liberta-nos...deixa-nos em paz connosco!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a ferida da mágoa esta profundamente aberta perdoar parece uma miragem, mas lentamente o tempo vai fazendo a sua magia, comigo é assim. Perdoar faz-nos muito bem.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Concordo consigo quanto ao perdão e ao esquecimento, mesmo quando consigo perdoar não me consigo esquecer do que precisou de perdão. Por isso, chego a pensar se realmente houve perdão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim perdoar é libertar-me de sentimentos menos bons em relação à pessoa que me magoou, não guardar rancores, e até reatar a relação de forma limpa. Esquecer é impossível, julgo eu, não significa de todo que o recordemos com rancor, recordamos porque se passou connosco e muito possivelmente aprendemos algo com a situação.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Perdoar não é fácil mas dá nos uma sensação libertadora,e é tão importante perdoarmos os outros como nos perdoarmos a nos próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, perdoar é libertador e ajuda tanto quem perdoa como quem foi perdoado, se este último estive disposto a aceitar. Mas se o outro não quiser não há motivo para alimentarmos sentimentos menos bons, só nos faria mal a nós.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Saber perdoar é uma virtude e ao mesmo tempo faz-nos muito bem. Liberta-nos para as vivências do futuro. :)
    E o que interessa é que já superaste esse mau momento da tua vida e estás de braços abertos para o que virá por aí. E só poderão estar a surgir coisas muito boas, porque tu mereces. :) :)
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdoar é sem dúvida nenhuma libertador, abre-nos os olhos e mostra-nos novos horizontes, só nos faz bem.
      Espero que tenhas razão. :)

      Beijinhos, muitos**

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...