Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 16 de abril de 2015

do filme que eu vi - josé e pilar



josé saramago dedicou-se de corpo e alma à escrita após os 60 anos, escreveu o último livro aos 84. depois dos 60 anos conheceu pilar del rio, a ela dedicou o que a partir de então escreveu. pilar del rio quis conhecer saramago após ler os livros que este até então publicara. passados cerca de dois anos casavam-se. talvez nada aconteça por acaso. talvez os acontecimentos das nossas vidas sejam moldados pela nossa forma de entender a realidade. pena nem todas as vidas terem o privilégio de ver a lucidez e sentir a intimidade partilhadas por josé e pilar.
 
josé e pilar mostra-nos dias na vida do casal, a forma como olham a realidade. pode parecer só um documentário cru do dia-a-dia do escritor e da mulher. mas, se conseguirmos pôr em prática as palavras do próprio saramago "se puderes olhar vê. se puderes ver repara." seremos capazes de interpretar o quão além das imagens vai a mensagem do documentário. 

na vida tudo tem o seu tempo. 
 
há um tempo de ler e um tempo de compreender. li muitos livros antes de os saber compreender. só assim sei explicar porque não me encantei ao primeiro livro - memorial do convento, aos 18 anos - com a escrita realista, na medida em que reflecte sobre a condição do ser e de ser humano, de josé saramago.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito que quem não aprecie a forma pragmática como Saramago encara a vida possa não apreciar muito, já eu identifiquei-me em muito com o estilo aparentemente "cru" de ver e de viver!

      Beijos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...