Fui à loja do cidadão levantar o meu cartãozinho, uma operação bastante simples e sem motivos para demora, em lugares com pessoas providas de cérebro claro!...
A loja do cidadão da terrinha, como todas, tem o bendito sistema de senhas, com letras a diferenciar o balcão/serviço a que nos vamos dirigir, e que maravilhoso é esse sistema, se o souberem usar!...
Chego às 09:30 min sou o D006, qual o meu espanto ao olhar no ecrã de chamada e ver que estava agora a ser chamado o D001, bem os D (entrega de cartão) chegaram todos há pouco tempo, pensei!
Sento-me e reparo em duas coisas, primeiro a letra C (pedido de cartão) e D estavam a ser atendidas num só balcão, que atitude tão pouco respeitosa pelo utente, uma vez que a entrega é um serviço bem menos demorado que o pedido. Neste caso o critério de chamada deve ser a hora de chegada, lá vou gramar seca. Segunda coisita, o pessoal apesar de ter senha amarulha-se todo à volta do balcão de atendimento, que básicos, além de estarem a cansar as perninhas, estão a desrespeitar a privacidade de quem está a ser atendido....
Passam trinta minutas e ainda só chamaram o D002, e eu já a bufar por todos os lados, eis se não quando, caída do céu vem outra funcionária para o atendimento, mas espanto dos espantos (pelo menos para mim!) a sr.ª não chama senha nenhuma, e o pessoal à sua livre vontade senta-se para ser atendido, saltou-me a tampa, levanto-me vou ao balcão e é travado o seguinte diálogo:
- Desculpe, estou aqui há mais de meia hora, porque razão não chamam a letra D?
- Qual é a sua senha?
- D006.
- Ah! Este Sr. é o D005 eu chamo-a já!
Nisto intervém o D004
- Eu sou o D004 e ainda estou aqui!
- E o Sr. é para que?
- Tirar o cartão.
- Então aguarde que é no balcão ao lado.
Tirem-me deste filme, esta gente será toda perturbada mental, não sabem ler ou são burros?
Se há senhas, elas servem para diferenciar o tipo de atendimento e aumentar a sua eficácia! Para isso basta apenas que os trabalhadores saibam utilizar o sistema, e os cidadãos tenham civismo, caso contrário devem ser educados nesse sentido. Vão lá explicar isto nesta santa terrinha, assim não há sistema de senhas, nem paciência que aguente... Foi de doidos, é o que vos digo, saí de lá uma pilha de nervos!
Já passei por situações parecidas! Será que alguma vez teremos um sistema eficaz em Portugal! Parece que temos sempre de perder o tempo e a paciência!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://carpediemtome.blogspot.pt/
Não se vislumbra grande melhoria, parece-me que cada vez mais pessoas além de desconhecerem o que é o civismo, não têm interesse em aprender, em evoluir, como diz uma amiga minha, podem ser diamantes, mas falta-lhes a lapidação. E a nós falta-nos a paciência para os aturar!
EliminarBeijos
As passagens pela loja do cidadão são sempre uma experiência e tanto a testar a nossa paciência até ao limite...tanto a fazer neste país!
ResponderEliminarBjs
Maria
PS. Sorteio no meu bloguinho ...passa lá!
Haja paciência, às vezes penso que as pessoas gostam de ser "brutinhas", parece que não querem evoluir, apesar de terem ao dispor tecnologias que podem facilitar a vida, insistem em ligar o cromómetro!
EliminarBeijos
Não se entende, neste tipo de coisa, funcionar bem, ou funcionar mal custa o mesmo, então porque não funcionar bem?
ResponderEliminarbjs
Isa
Ora aí está, não sei, as pessoas devem gostam de usar o complicómetro e o cromómetro! Não é fácil aguentar fico pior que estragada...
EliminarBeijos
Ui...o que eu poderia contar aqui. Posso dizer-te que o meu dia-a-dia é algo tipo assim: "O senhor tirou senha? Não. Então tem de tirar, logo à entrada. Já tirou senha? Então pode sentar-se que eu chamo pelo nº. Sim, sente-se, que sempre se espera melhor sentado." (isto para não dizer que estar encostado ao balcão a ouvir a conversa dos outros é falta de educação). Quando dizem que estão bem em pé, lá digo eu, "pois, acredito, mas é só para as pessoas não se acumularem todas no balcão" (mais uma vez a tentar fazer ver que é uma falta de respeito estarem todos em cima uns dos outros mas sem ser muito explícita para não ficarem muito chateados). Xiça...o meu disco já está mais do que riscado. ;)
ResponderEliminarOh Lili, tens o meu apoio moral, imagino o que passas, deves chegar ao fim do dia com a cabeça em água, lidar com público não é fácil, especialmente quando as pessoas desconhecem o que é civismo! Força!
EliminarBeijos
Não percebes nada...
ResponderEliminarEntão não se vê logo que o Sr. da Senha D005 era compadre da funcionária.
Devia ser isso, o tempo de espera foi só para enganar os outros Ds! ;)
EliminarBeijos
Estes episódios para além de lamentar só retrata o estado do país e acho que não vale a pena qualquer comentário.
ResponderEliminardesejo-te uma feliz páscoa na companhia das pessoas que mais amas.
beijinhos.
Lamentável é a palavra certa.
EliminarBeijos, tudo de bom para ti e para os teus.