Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sábado, 1 de março de 2014

acabadinho de ler - SE ISTO É UM HOMEM

(22/02/2014 a 01/03/2014)
 
Um relato incrivelmente racional da vivência dos prisioneiro no campo de concentração de Buna, um dos três que constituíram o complexo Auschwitz-Birkenau. Tudo é relatado de forma nua e crua, concreta, com uma enorme capacidade de analisar os comportamentos próprios e de todos com quem o autor se cruza. Repleto de conteúdo e ao mesmo tempo vazio, vazio de emoção. Mais que dar a conhecer as atrocidades que se cometeram nestes campos de terror, Primo Levi pretendeu, na minha opinião, mostrar-nos as transformações que estes lugares operavam, para continuar a viver era preciso abandonar muito do que lá fora definia os Homens, era preciso deixar o sentir e transformar-se em máquina de sobreviver.

pág. 78
Ao cair do Sol,  toca a sirene do Feierabend, do fim do trabalho; e, estando todos saciados pelo menos durante umas horas, não surgem discussões, sentimo-nos bons, o kapo não é levado a bater-nos, e estamos em condições de pensar nas nossas mães e nas nossas esposas, o que habitualmente não acontece. Durante umas horas, podemos ser infelizes à maneira dos homens livres.
 
pág. 156  
A notícia (da libertação do campo) não provocou em mim alguma emoção directa. Já há muitos meses que deixara de conhecer a dor, a alegria, o medo, a não ser daquela forma desligada e longínqua que é característica do Lager, e que se poderia chamar condicional; se tivesse agora - pensava - a minha antiga sensibilidade, este seria um momento extremamente emocionante.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Gostei bastante, é um relato muito lúcido.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Penso que será bastante interessante esta escrita, na medida em que se procura relatar um acontecimento monstruoso sem os sentimentos que lhe estão inevitavelmente inerentes... Um desafio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o autor soube mostrar a diferença entre o que sente cá fora, como Homem livre, e lá dentro, prisoneiro da vontade de sobreviver. Uma escrita fascinante, tal como imagino terá sido Primo Levi.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. não consigo ler livros dessa intensidade, são demasiado reais e cruéis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São reais, a realidade nem sempre é doce, sem dúvida que os prefiro às leituras ficcionadas. Aprecio histórias de vidas reais, e entre os livros que mais me marcaram estão quatro histórias de pessoas que viveram o Holocausto.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. É um livro marcante. Li-o há uns anos e foi um desafio lidar com tantas emoções que o livro nos provoca!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcante sem dúvida, já faz parte dos meus mais marcantes. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Imagino que seja uma leitura pesada, difícil. Não se pode ler com qualquer estado de espírito. Notei isso com o Diário de Anne Frank, se o lia num dia menos bom, acabava o dia deprimida e a chorar. Este livro parece-me um desses.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um estilo de escrita totalmente diferente do da Anne Frank, mas igualmente marcante. Impossível ficar indiferente a qualquer um dos dois.

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...