Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

segunda-feira, 12 de maio de 2014

conchita wurst, ou, da iludência do que os olhos vêem!

descrições para retratos robô é coisa para me deixar desconfortável. jamais conseguiria fazê-lo, não estando a olhar para a pessoa sei lá eu como são as sobrancelhas, o nariz, a boca, o formato do rosto! com sorte fixo a cor do cabelo, e algum sinal, se for assim daqueles tipo verruga com pelos em riste. de resto não me venham cá perguntar se o cabelo era pintado, as sobrancelhas feitas, o nariz de batata, a boca rasgada, as orelhas de abanico, isso para mim é tudo paisagem indefinida. ver com os olhos não é comigo!
 
o aspecto para mim tem a ver com o que a pessoa é, e não com a sua aparência, podem não acreditar, mas é como eu sinto. a visão serve-me apenas para reconhecer, é um acto reflexo. a partir do momento que alguém me cativa, eu deixo de ver essa pessoa com os olhos, quase literalmente! podemos partilhar minutos, horas, dias, anos ... que eu não saberia descrever a pessoa fisicamente. quem não me cativa raramente me leva algum olhar.
 
nós não somos a nossa figura física, somos as nossas atitudes. tenho pena que se supervalorize algo tão insignificante e efémero, em função de algo que permanece quando (já) não estamos.
 
o que é que isto tem a ver com a personagem conchita wurst? tudo. eu não conheço a pessoa, apenas vi a personagem, portanto posso apenas pronunciar-me em relação ao que vi. voz e interpretação. excelentes. um homem vestido de mulher, a usar barba. um personagem. e se não for um personagem? o que é que eu tenho a ver com isso? nada. em que é que isso prejudica alguém? em nada.
 
quem me consegue incomodar e muito são aquelas pessoas que, tendo assumido um compromisso com alguém, não se coíbem de o desrespeitar das mais variadas formas, mas isso, isso é considerado normal!
 
eu bem digo que a visão é o sentido que mais nos cega.

4 comentários:

  1. Acredites ou nao, concordo contigo. Mas no meio de uma quantidade maioritaria, e' dificil discordar quando depois temos o dedo apontado :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As nossas opiniões são nossas, se não formos nós a defendê-las ninguém o fará. Nem todos merecem as nossas opiniões sinceras, mas há alturas em que não podemos deixar de as expressar. Não vejo o que alguém tem a ver com a forma como os outro se apresentam, há tanta coisa para qual as pessoas deviam olhar, mas às quais preferem fechar os olhos!

      Beijos

      Eliminar
  2. Tal e qual...também não sou de fixar os pormenores físicos das pessoas. Lá reparo numa coisa ou outra, mas de modo geral não ligo muito. E por isso mesmo concordo contigo em relação à Conchita. Falei sobre ela/ele no meu blog também. E disse mais ou menos o mesmo. Estamos em sintonia. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sintonia, se todos pensassem com nós haveria muito menos gente "infeliz", a indústria da beleza é que não iria gostar nada da brincadeira! :P

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...