Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

dos livros que eu li - Os Demónios de Berlim & Operação Valquíria

a segunda guerra mundial é dos temas que mais me fascina, foi o espelho dos piores sentimentos do ser humano, e dos horrores que em seu nome se podem perpetrar. nunca tive dúvida de quem foras as vítimas, judeus e outras minorias étnicas (por diferentes razões), e os carrascos, os alemães (os japoneses, perdoem-me a expressão, amenizaram a sua culpa em hiroshima e nagasaki). por esse motivo partilhava de alguns estereótipos menos positivos em relação a este povo. no entanto, e muito fruto da crise económica que assolou a inventada união europeia, comecei a encará-los com outros olhos, também eles foram uma vítima deste conflito, também eles viram o seu país, as suas vidas arrasadas. passados 69 anos mostram-nos a força de que são feitos, sendo uma das economias mais consistentes da europa, renascendo dos destroços. portugal parece calcorrear o caminho inverso.

os demónios de berlim thriller policial, para mim foi um spot publicitário, mostra a berlim destroçada, e deixa vontade de conhecer a berlim renascida. reavivou a vontade de aprender alemão, eu que por nenhuma razão em especial sempre adorei esta língua.

na sequência desta leitura, acabei também operação valquíria (há anos abandonado na estante, na minha opinião pessoal o livro não está bem conseguido), um relato histórico de um dos atentados contra a vida de adolf hitler, o que esteve mais próximo de ter consequênciais. a ter sucesso sucesso a realidade do mundo que hoje vivemos seria seguramente diferente.

2 comentários:

  1. Olá. Tal como tu, também sou fascinada pela história da segunda guerra mundial. Gostava de visitar os campos de concentração, não porque gosto de mortes ou violência, mas porque sei que acarretam uma carga emocional e uma história enorme.
    Conheço alguns jovens alemães que ainda sentem na pele o "estigma" do nazismo. Ainda muita gente aponta-lhes o dedo por algo que extremistas obcecados fizeram.

    Vou procurar o primeiro livro que mostraste "Os demónios de Berlim", parece-me realmente muito interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São locais que também gostaria de visitar.
      Acabei por não falar no enredo em si, é um policial um género que nos cativa por querermos descobrir o culpado, este pelo meio vai mostrando a Berlim ao fim da guerra, cidade e pessoas!

      Beijos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...