Zero é o que eu sou na culinária, não é que não saiba cozinhar, é que não sei inventar, fico-me pelas tradições, não inovo, não gosto de usar por exemplo a maioria das especiarias e ervas aromáticas, mas que sabor, que sentidos pode um prato despertar sem eles? Gostei imenso do programa MasterChef, transmitido na RTP 1, encantava-me a capacidade que os participantes tinha de "inventar", a cozinha é sem dúvida uma arte, mas nem todos têm alma de artista. A cozinha não me puxa, sou preguiçosa já o disse, se puder não ser eu a cozinhar evito, sempre fui assim. Sabem com que idade começei a cozinhar? Vinte e três anos, é verdade, coincidiu com a altura em que arranjei o primeiro emprego e fui morar sozinha! Bem não é que não soubesse fazer chá, café, torradas, fritar ovos e cozer batatas, ah e fazer bolos, essa era a única coisa que me chamava na cozinha durante a adolescência, mas fazer pratos, com temperos, marinadas, refogados, assados, ou afins isso não sabia. Tinha pessoas que olhavam para mim como se eu fosse um ET e diziam "Não sabes cozinhar!!" sempre respondi que não sabia porque nunca tinha precisado, em casa a mãe ou a irmã cozinhavam, durante a faculdade morei com familiares, cozinhavam eles, e a verdade é que assim que precisei não tive dificuldade nehuma. No entanto imaginem bem que a minha especialidade é uma esparguete com atum, bem boa, não se riam, não é cozer a massa em água e sal e já no prato por-lhe uma lata de atum em cima, nada disso, leva refogado e fica assim:
O meu Pai adora!
Bolos há muito que perdi o gosto de os fazer, mas andava desde domingo com um bolo de laranja na cabeça, o bolo que a minha Avó do coração adorava, não tinha nada de especial era um bolo seco de laranja, ela adorava, ficava grande e fofo lembro-me, mas a receita perdeu-se, vi num blogue (já não me lembro qual :/) uma receita de um bolo de laranja, este húmido, resolvi fazer, ficou assim:
Para o tornar húmido era suposto fazer calda de açucar, mas como tento sempre reduzir ao máximo no açucar, limitei-me a adoçar sumo e regar o bolo com ele... escusado será dizer que se tornou ácido porque a massa estava mais doce que a suposta calda... eu avisei que era um zero na cozinha!