Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

português, com qualidade, acesso fácil e gratuito - GRANDES LIVROS

vejo cada vez menos televisão, o serviço pago lá de casa alterna entre canais infantis e canais sport tv, resta-me o serviço público. deparo-me com programas popularuchos que dão euros em troca de tímpanos rebentados e cabeças embrutecidas, telenovelas mirabolantes ao estilo mexicano, e telejornais desinformo-manipulativos, fico tão irritada que me desligo completamente. não me querendo armar em intelectual, algo que facilmente detectariam face ao conteúdo do blogue, a verdade é que, quando ligo a TV me foge o dedo para a RTP 2, canal onde descobri um programa made in Portugal capaz de fazer bem a muita cabeça desocupada, falo de GRANDES LIVROS.
"GRANDES LIVROS é uma série de 12 documentários, com 50 minutos cada, narrados por Diogo Infante que pretende contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.
O conceito GRANDES LIVROS assenta na análise da obra mais emblemática de um escritor português: a estória, o contexto histórico, a importância que teve/tem, a história do autor. A seleção obedece ao seguinte critério: um livro por autor; autores ...portugueses falecidos; obras passíveis de serem abordadas em televisão e apelarem a uma grande faixa da população."
ontem abordou o LIVRO DO DESASSOSSEGO e Fernando Pessoa, nunca li uma obra sua, conheço apenas poemas avulsos, e confesso que, só recentemente me apaixonei por este grande senhor da literatura. este programa veio aumentar a minha vontade de conhecer mais da escrita e do Homem, na minha humilde opinião cumpre o objectivo a que se propõe, só o descobri ao sétimo livro/episódio, felizmente hoje em dia, podemos sempre recorrer ao youtube, e ver em qualquer altura.

12 comentários:

  1. O início deste "post" poderia ter sido escrito por mim :) Por isso (e das poucas vezes que me sento a ver televisão) também me foge o dedo para a RTP2 onde ainda se conseguem ver programas interessantes...
    Ainda não vi aquele de que falas, mas parece-me que vou gostar ;)
    Um beijinho querida Canca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida.
      Na TV começou entre as 21 e as 21:30 h, das vezes que vi, mas como disse podes ver no youtube quando tiveres disponibilidade.

      Um beijinho doce Helena

      Eliminar
  2. Eu sempre fui viciada em televisao, mas ha uns anos para tras tenho perdido todo o interesse nesse aparelho! Sempre pensei que era impossivel viver sem Televisao, mesmo nunca a ligando. Neste momento estou a quase 5 meses sem tv e nao sinto falta nenhuma... os meus seroes sao a ler e acredita e o melhor do mundo! Quando quero ver algum filme ou alguma serie (devoro series) vejo no pc :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Revejo-me nas tuas palavras, em adolescente devorava televisão, e quando fui morar sozinha a 1.ª vez, numa cidade onde não conhecia ninguém, a tv foi uma companhia. Actualmente desliguei-me quase completamente, o tempo que lhe dedicava passou para a leitura e a blogosfera.
      A única altura em que devorei séries foi na adolescência. :)

      Beijos

      Eliminar
  3. Grande dica...ainda não me cruzei com esse programa...por aqui vejo muito pouca televisão agora...entre desenhos animados, filmes juvenis, ciclismo etc... Fico-me pelas notícias e por alguns documentários ou séries roubadas em horas menos atribuladas...!
    Beijinhos!!!!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A criança e os viciados em desporto também monopolizam a tv cá por casa, alturas houve em que me chateava um bocadinho, agora não me incomoda nada, isto é, desde que eu não seja obrigada a assistir também constantemente. :P
      Normalmente vejo as notícias porque coincidem com o horário das refeições, mas é mesmo só ver, na maioria das vezes é impossível ouvir. :P Adoro documentários históricos ou sobre vida animal e esse só mesmo na RTP 2.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Quando descobri o botão "desligar" do televisor, passei a ganhar muito tempo para outras coisas ... agora nem me lembro que "aquele" aparelhozinho existe ... mas também é verdade que a internet ocupa algum desse tempo, nem sempre bem ocupado ...
    Quanto ao programa, fiquei curiosa ...

    beijinhos e obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas pelo menos na internet somos nós a decidir o que queremos. :)
      Podes sempre procurá-lo no youtube. ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. sem dúvida que a RTP 2 é o único canal que ainda tem alguma qualidade

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia esse programa, mas tenho de ir espreitar. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na tv já só faltam dois livros/episódios, mas podes sempre procurar no youtube. :)

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...