Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 18 de julho de 2013

acabadinho de ler


 
"Isto é antipatriota", concluiu, quase indignado. "Já viu isto, senhor Padre? O gajo está a falar mal do país... como se o país tivesse alguma coisa a ver com as trapalhadas em que se meteu! Ele há com cada uma..."
pág. 609
 
Como se a nossa vida pudesse ser isolada de tudo o que nos rodeia, como se nós comandássemos a rédeas do nosso destino, como se para ser feliz pudesse ser excluída uma boa dose de sorte... Mais um exemplar da mestria de Rodrigues dos Santos. A acção decorre durante os anos do Estado Novo, e mostra-nos como hoje nem sempre valoramos devidamente aquilo pelo que outros lutaram. Sou fã assumidíssima da escrita deste senhor, esta narrativa está encadeada com outra obra sua "O Anjo Branco", nas acções, como no lançamento dos livros, "A vida num sopro" é o antecessor, eu li-os em ordem inversa, o que apesar de me ter revelado o desfecho da história não lhe retirou nenhum encanto.

Leiam muito, ler é viver, é apreender, é evoluir...

12 comentários:

  1. vou a meio e estou a adorar ... como todos os outros que já li dele :)

    ResponderEliminar
  2. Deste autor só li o Anjo Branco e A filha do Capitão e gostei muito*

    Agora vais começar a ler José Luís Peixoto, não li este livro mas adorei os que li. Acho que vais gostar, depois conta-nos.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou a acabar o Dentro do Segredo depois conto. ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu por acaso li-os na ordem correcta, mas sem saber que a história estava encadeada. Foi uma bela surpresa perceber isso. Adorei os dois. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não os lendo na ordem correcta também tem o seu encanto, porque há partes do Anjo Branco que vão fazendo sentido, como as depressões da Amélia. A vida num sopro tocou-me porque vai de encontro a uma crença minha, a de que nem sempre as pessoas boas, têm a sorte do seu lado, e isso pode destruir-lhes a vida. :( Também adorei os dois.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. José Rodrigues dos Santos é um grande escritor.

      Beijos

      Eliminar
  5. Já li vários dele! Vou incluir mais este na minha wishlist!

    Beijinhos e obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incluí é muito bom, e se puderes ler o Anjo Branco antes, vais ver que ganha um encanto extra! :)

      Beijinhos, eu é que agradeço a tua presença.

      Eliminar
  6. Já li este e gostei muito apesar do travo amargo com que nos deixa no final.
    Mas não sabia que o Anjo Branco seria uma continuação e agora fiquei muito curiosa para descobrir tudo! Mais um para juntar à minha lista de espera ;)

    ndnan.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Anjo Branco não é bem uma continuação, é uma interligação, lendo-o antes ao ler A vida num sopro há situações que começam a fazer sentido na nossa cabeça, como as depressões da Amélia, a viuvez da irmã, e devorámos a livro com avidez para saber porque raio um ser humano bom como o Luís morre. Lê acho que vais gostar a temática de fundo é outra, mas igualmente forte e tocante, e vais olhar o Mário Branco com outros olhos, um grande pai, e mais não digo.

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...