Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

entre nós # 21 - longe do mundo

Hoje partilho uma música que me é muito, muito querida, por ser parte de um filme que me foi dado a conhecer por uma pessoa muito, muito especial.

O Corcunda de Notre Dame tem como personagem principal Quasimodo, o corcunda. Quasimodo mostra um monstro, mas o seu interior é de uma beleza e nobreza imensas. Quasimodo não se ama, nem se acha no direito de ser amado, também eu em tempos não me amava, e achava não ser possível ser amada. 

Um dia uma pessoa disse-me que o filme era belíssimo, deveria vê-lo. Foi uma daquelas pessoas que não dizem muito, mas que com olhares, gestos e atitudes nos mostram o quanto gostam de nós, daquelas que mesmo conhecendo o nosso lado mais escuro não o deixam toldar-lhes os olhos do coração, daquelas que nos demonstram que somos capazes de despertar os mais belos dos sentimentos. 

E eu fui ver o filme, e chorei, chorei, e percebi a mensagem, não só a do filme, mas a da pessoa. 

É fácil ver com os olhos da mente, difícil é ter a sensibilidade de se deixar encantar pela beleza escondida atrás da aparência, dentro do Quasimodo. Talvez por nunca ter tido grande auto-estima, por me achar diferente, desinteressante, incapaz de despertar amor genuíno, sempre tive grande empatia por esta personagem, e pelos muitos Quasimodos desta vida. Pessoas maravilhosas que se escondem atrás dos que as aparências mostram, atrás das barreiras que os seus medos lhe criaram. Infelizmente, nem todos os Quasimodos têm a sorte que eu tive, encontrar uma pedra preciosa que lhes faz ver que, também eles são preciosos, também eles têm brilho, um brilho muito mais encantador, um brilho que não é efémero, o brilho da nossa essência. 

Esta pessoa ensinou-me que não sou tão feia, nem tão desinteressante como sempre julguei, ensinou-me que mereço ser especial, sou especial. E eu tenho um cantinho no meu coração que lhe é devido, cheio do maior dos carinhos, que me faz sorrir e me faz chorar, que me faz agradecer. Obrigada. Hoje eu não tenho dúvida que mais vale só que mal acompanhado. Hoje eu sei que te surpreendi porque te quiseste deixar surpreender, porque me quiseste fazer ver. Hoje eu sei que nem eu sabia bem o que era. ©

Longe do Mundo - Sara Tavares

8 comentários:

  1. Adoro esta música que fica perfeita na voz da Sara Tavares. :) Mas não fazia ideia que estava na banda sonora deste filme, porque nunca o vi. Mas já percebi que era um bom filme para eu ver, porque tal como tu também tenho um bocadinho de Quasimodo. Tenho de tratar disso. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a versão Portuguesa de uma das músicas do filme ("God Help The Outcasts" - https://www.youtube.com/watch?v=MEEpavnk7Uw) e foi considerada uma das melhores, e opinião pessoal não fica nada atrás da original.
      O Corcunda de Notre Dame é considerado um dos mais "pesados"/tristes filmes da Disney, confesso que é o meu preferido, pelas razões que partilhei.
      Vê, acho que vais adorar, e se fores como eu chorar baba e ranho. :)

      Beijinhos, Lili linda, linda, linda.

      Eliminar
    2. Daquela beleza que até os cegos vêem. :) Sobre a outra não posso comentar nunca vi, mas sinto a mais importante.

      Beijos

      Eliminar
    3. Eu não sou querida, apenas aplico às pessoas os adjectivos que elas merecem. Garanto que há pessoas que não ficam nada satisfeitas com as "classificações" que lhes atribuo, azarito, da minha boca cada um só leva o que faz por merecer.
      Tu és um ser humano lindo, não posso dizer o contrário, certo?

      Beijos

      Eliminar
    4. :) Ok. Já não digo mais nada. Só tenho a agradecer o facto de me teres em tão boa conta. :)
      Também gosto muito de ti. :)
      beijinho

      Eliminar
    5. Não era minha intenção coibir-te de te expressares livremente. :P

      Beijos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...