Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

sonhar a dormir, a minha relação consciente com o inconsciente


Hoje sonhei um sonho daqueles que não têm possibilidades de se tornar realidade, a bem da verdade se real poderia ser um pesadelo... Mas isso agora não interessa nada, só serviu para me lembrar de um post que me andava na cabeça, eu e a minha relação "acordada" com os sonhos a dormir!

Não controlámos os nossos sonhos, isto é o tema e os intervenientes, no entanto acontece-me frequentemente durante os sonhos ter a consciência de que são isso mesmo, sonhos, pensar “estou a sonhar”, e querer acordar ou não, conforme seja negativo ou positivo fazê-lo, passo a exemplificar:

Sonho que estou em Praga (há já dois anos que ando a adiar a viagem) maravilhada com a cidade, a tirar milhentas fotografias, ao mesmo tempo que o sonho se desenrola, eu estou a pensar, “isto é um sonho, quando acordar nunca terei estado em Praga, nem terei nas mãos as fotos testemunho deste momento”, e acabo por acordar :(

Ou

Sonho que estou a visitar Praga, mas estou descalça, fico toda encavacada, viro tudo à procura dos meus sapatos e eles não aparecem, enquanto em sonho a busca continua, eu estou a pensar, “isto é um sonho, vou acordar e esta situação embaraçosa nunca aconteceu”, e lá acordo :)

Mas ainda há o ex-libris, a cereja no topo do bolo, sonhar que estou a sonhar e ter a consciência disso, não perceberam? É de doidos, eu sei, mas também me acontece, vamos lá ver se consigo exemplificar:

Sonho que estou a dormir e a sonhar que estou em Praga maravilhada com a cidade, ao mesmo tempo que o sonho se desenrola, eu estou a pensar, “isto é um sonho”, e acordo deixando de sonhar que sonhava :/

Serão certamente fenómenos estudados, caso contrário devem resolver-se com uma visitinha ao psiquiatra.

Que os vossos sonhos, acordados, sejam realidades!
 

8 comentários:

  1. O cérebro é o órgão do ser humano menos estudado e que ainda dá muito trabalho aos médicos e cientistas para entender. E é a este facto que eu me agarro para não pensar que sou tolinha...looool. Porque a mim acontece-me exactamente o mesmo. E já me aconteceu também estar a sonhar com algo bom, acordar, perceber que estava a sonhar e com o quê, gostar disso, fechar os olhos pensando no sonho que estava a ter e voltar a sonhar o mesmo sonho que será a continuação do sonho. Como se estivesse a ver um filme, fazer pause e voltar a fazer play. Serei doidinha? Não, é apenas uma função cerebral que ainda não foi descoberta...ehehehe.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me acontece isso, sabe tão bem! Temos um cérebro muito evoluído é o que é!

      Biejos

      Eliminar
  2. eu é muito raro ter noção que estou a sonhar, mas também já me aconteceu

    ResponderEliminar
  3. São sim, pela Psicanálise :) E têm sim uma explicação... :)
    O que interessa é sonhar, é muito bom sinal.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sonho, sonho muito, às vezes acordo cansada! O nosso inconsciente é fascinante.

      Beijos

      Eliminar
  4. O importante é sonho e tudo tem uma razão de ser e de existir, por vezes desconhecemos as razões.

    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos sonhos a dormir são um grande mistério. Tudo o que foge do nosso controlo é alvo dos nossos porquês, neste campo julgo que muitas respostas estão e estarão por vir.

      Beijos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...