Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 20 de junho de 2013

no meu mundo cor-de-rosa vive a gentileza

Achas que ser rude e agressivo com os outros resolve os nossos problemas? Os nossos problemas só nos dizem respeito a nós, se não estamos bem não ganhamos nada em descarregar nos outros, especialmente naqueles que nos são próximos, e portanto nos querem ver bem.
Porquê essa necessidade de ser desagradável comigo? Por acaso em alguma altura agi assim contigo? Se o fiz foi só em resposta ao teu comportamento, acções geram reacções, mas o que passou passou, já libertei, já aprendi, se não consegues fazer o mesmo, ignora-me, faz de conta que eu não existo.
Na base de qualquer relação para mim estão a consideração - o importar-se com o outro, e com a forma como as nossas acções podem refelcetir-se nele - e a confiança, já demonstraste não ter nehum dos dois por mim, no entanto isso não fez com que eu deixasse de te respeitar e de manter uma convivência saudável contigo, porque não fazes o mesmo?
Sei que temos de visões diferentes do mundo, acontece a milhões de seres humanos, julgaste-me alguém diferente, eu não te pedi para o fazeres, nem de algum modo te levei a fazê-lo, sempre fui igual ao que sou, não gostas, não compreendes, também eu sinto o mesmo em relação a ti, mas se sabemos ter de conviver porque não tornar a convivênncia agradável? Nem que seja com indiferença.
Era mais fácil se eu não aparecesse mais? Seria até para mim, mas eu não consigo desapegar-me das pessoas de quem gosto só porque isso me afastaria de um "problema", ainda mais na situação em causa, a minha maneira de ser não me deixa deixar de gostar de alguém que atravessa um momento tão difícil só porque não me entendo com outro alguém que lhe é muito próximo.
Não sou a dona da verdade, não quero estar certa, nem julgar ninguém, mas não posso ir contra o que sou e sinto, é da minha natureza tentar ser agradável. Agradar a todos impossível, também a mim não me agradam todos, isso não me dá o direito de ser desagradável para com eles.
 
 
Poderia guardar um mundo de rancores em mim, não consigo, afinal tenho de te dizer obrigado, obrigado por me teres feito ver um pouco mais da minha beleza, obrigado pela aprendizagem - as melhores aprendizagens raramente vêm sem uma dose de dor - e obrigado por me teres empurrado para este mundo onde partilho com gente maravilhosa.
 
Se eu sou feliz? Ninguém é, há momentos maravilhosos que podemos escolher viver, nesses momentos somos felizes, o resto do tempo ninguém nos impede de os recordar.

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Vocês fazem-me sentir com vontade de partilhar o que vai cá dentro. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. E podes mesmo acreditar que és LINDA! Só alguém muito bom consegue ser gentil com alguém que já a magoou...olha, és melhor do que eu! Eu guardo mágoa, eu guardo dor, eu guardo tristeza e ressentimento, quem me dera não o fazer!!!!

    O Mundo era um lugar muito mai bonitos se povoado de muuuuitas Cancas:)

    jinhosssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é melhor do que ninguém, eu não escolhi ser assim, e confesso às vezes tenho vontade de ser mais dura, mas não consigo :( Realmente importante é importarmo-nos com os outros, viver com o coração aberto, com vontade de dar e tu és assim, tu és MUITO LINDA, a doce e atenta natureza dos Suricatas. :)

      Oh Suri, roubas-me lágrimas, não era nada, eu sou tão preguiçosa que num mundo cheio de Cancas ía ser a "bagunça" total!

      Um abraço bem apertado**

      Eliminar
  3. Gostei mesmo do texto, por vezes também sou um pouco rude com quem não merece, mas ando a tentar mudar isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens consciência e queres mudar, sinal que te importas com quem se importa contigo, todos somos assim pontualmente, agora fazê-lo com o objectivo de ferir o outro não compreendo!

      Beijos

      Eliminar
  4. Maravilhoso...e fico feliz que as nossas partilhas te tenham ajudado a ver a pessoa bonita que és. Na vida até as coisas más são boas, porque nos ensinam grandes lições. Ainda bem que já conseguiste apreender e ficar apenas com elas, deixando o resto para trás. És um amor de pessoa, nunca duvides. :)
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês têm-me ajudado muito, é uma forma de libertar... Eu tento ser boa pessoa, e fico triste quando não me deixam. :(

      Beijinho

      Eliminar
  5. Meu doce sabes que estou cá para o que precisares e já te disse que gosto muito de ti e que te gostava de dar um abraço? pois bem volto a dizê-lo!
    Larga a bagagem pesada, guarda tudo aquilo que for bom e leve e vamos seguir em frente!! bjinho grandee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bagagem ficou para trás minha querida, espero que não volte! Um abracinho teu que bem me ía saber, sinto-o virtualmente. :)*

      Beijos muitos doce Mel

      Eliminar
  6. Respostas
    1. que bem me soube esse adjectivo, eu tento ter!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Um texto muito sentido e que revela muito do seu interior... foi um ato de generosidade a partilha que fez.

    http://www.lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei ser de outra forma. :/ Partilhar é bom...

      Beijos

      Eliminar
  8. Fizeste-me ficar com as lágrimas nos olhos! Até porque me revi em cada palavra, cada vírgula, cada sentimento presente nesse texto! Jitos grandeeeeeeeeeees e não te esqueças que é com essas dores que acabamos por aprender alguma coisa na vida! Força, minha queria!
    Muaaaahhh*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei-te muito assim, tantas vezes já me vi descrita nas tuas palavras. :)

      Beijos muitos

      Eliminar
  9. Olá querida e doce Canca,
    Eu li e reli este teu lindo texto e não vem sendo novidade para mim como tu és mas é um prazer sempre ler um dos mais belíssimos textos teus, não digo que é o melhor porque ainda vais-nos surpreeender a cada dia que passar com mais e melhor.

    Saliento um parágrafo que gostei imenso: "Não sou a dona da verdade, não quero estar certa, nem julgar ninguém, mas não posso ir contra o que sou e sinto, é da minha natureza tentar ser agradável. Agradar a todos impossível, também a mim não me agradam todos, isso não me dá o direito de ser desagradável para com eles."

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes sou demasiado boazinha (croma) gostava de ser diferente, embora ache que o mundo seria mais bonito se todos nos importassemos verdadeiramente com os outros... :/

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  10. Li algures que dar uma segunda oportunidade a alguém que nos magoou propositadamente [quer o relacionamento seja de amizade ou romântico] é dar-lhe uma bala extra depois de ter falhado o tiro.

    E ainda que isto pareça um bocadinho extremista, parece-me também o caminho mais rápido para saber o quanto aquela pessoa sente necessidade de ser perdoada -- as acções, não as palavras que compõem desculpas, mostra-lo-ão. Mas se até as palavras falham... haverá ainda dúvidas acerca da consideração que a pessoa nos devota? Qual o motivo de querer conviver com uma pessoa assim?

    Beijinho, querida Canca*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos sempre usar colete à prova de balas e é vê-las a fazer ricochete(sou anti-violência, mas às vezes as acções são boomerangs!). ;)

      Não há dúvidas quanto ao carácter da pessoa, a convivência torna-se inevitável por mantermos amigos comuns, e no fim aprendemos a ver a verdadeira beleza que há em nós. The hardest way :(

      Beijinhos, um sentido obrigada. :)**

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...