Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sobre mim...

Em reposta ao desafio da querida Esqueci-me de Viver, não era este o rumo que eu pensava estar a seguir quando comecei a escrever, mas este é o meu rumo, o meu porto seguro, e mesmo sem me aperceber é para lá que me dirijo sempre.
 
 Eu...

1,53 m de altura.

A mais nova de três irmãos, um rapaz e duas raparigas.

Incrivelmente parecida com o pai, no rosto e na maneira de ser.

Perdi a minha mãe no dia em que se completavam 23 anos que ela me tinha dado à luz, uma dor imensa. As últimas palavras que a minha mãe me disse foram “que sejas muito feliz minha filha”, eu não sabia que nunca mais iria ouvir a tua voz, saudades sempre.
A minha mãe foi educada para ser mãe e dona de casa, era uma pessoa conciliadora e totalmente dedicada à família, muitas vezes tivemos atritos de mãe e filha. Eu a filha rebelde que ansiava por independência, ela a mãe galinha que, tinha medo que eu me magoasse no caminho. Na altura não a compreendia, hoje compreendo-a tão bem, amo-te muito, gostava que visses a mulher em que me tornei, estás comigo hoje e sempre, eu sei.

Tive duas mães, a segunda mãe, a minha avó paterna, era a pessoa mais altruísta que eu conheci, herdei felizmente um pouco desse teu valor. Foste sempre uma grande companheira, apesar de me lembrar de ti sempre com mais de 80 anos, tinhas uma mente aberta, ouvias-me e sabias-me compreender, e eu era só uma criança, uma pré-adolescente. Recordo-me que rezava todas as noites pedindo que não partisses, e quando de manhã chamava por ti, o meu coração apertava-se, tinha tanto medo que não me respondesses, ironicamente, no dia em que nos deixastes, esse medo não me assolou, soube aos 13 anos, o que era a dor de perder alguém que se ama tanto, ou mais que a nós mesmos. Adoravas cozinhar para mim, e eu adorava a tua comida, lembras-te quando eu quis saber se a aletria já estava sólida, virei a tigela e derramei-a toda no chão! Estás sempre comigo, se um dia for mãe vou homenagear-te, prometo.

Eu sou uma sortuda, tenho comigo uma terceira mãe, a minha irmã, todo o altruísmo da avó e a dedicação da mãe estão em ti, sei que farias tudo por mim, por nós, também eu o faria por ti, desejo-te toda felicidade do mundo, se há pessoa que merece és tu. És sem dúvida a minha melhor amiga, se há coisas da minha vida que te omito, é por sei que sentirias as minhas dores como tuas, e eu só te quero bem.

Sempre foi meu sonho ser mãe, quer biológica, quer adoptiva.
Já tive um filho, não nasceu de mim, mas tenho a certeza que não o poderia amar mais se lhe tivesse dado a vida, o meu grande amor.
Já perdi um filho, mesmo que não tenha nascido de mim, não há dor maior, por ele eu dava tudo, amei e amo-o mais que à minha vida. As maiores lições de vida aprendi-as contigo, que vontade de viver, de aprender, de ser feliz, de ver o lado bom de tudo, os teus cinco anos eram mais sábios que décadas e décadas de vida. Se estou aqui, se sei que partilhar é bom, a ti o devo, sou um ser humano melhor graças a ti.

O privilégio de ter partilhado a vida com o meu grande amor, devo-o ao meu irmão, nada que eu possa fazer é suficiente para te agradecer. Temos feitios bastante incompatíveis, andámos sempre às turras, mas eu amo-te e sei que também me amas.

Resumindo o que sou é fruto do que herdei, e do que experienciei, tenho orgulho das minhas raízes, e sou uma  “familiodependente” assumida, sem os meus não sou nada.

12 comentários:

  1. Já li e reli, cada palavra que escreveste. Senti emoções indescritíveis: Arrepiei-me toda, emocionei-me, fizeste-me relembrar pessoas que amo muito, mas que infelizmente em presença física já cá não estão, mas permanecem vivas no meu coração.
    Amaste, foste amada, és amada e amas de forma incondicional.
    Desculpa se as lágrimas me correm enquanto escrevo, mas tocaste-me no fundo do meu coração.
    Obrigada por partilhares, momentos só teus, obrigada por me deixares conhecer mais um pouquinho de ti, que amas os teus, como só o amor sabe amar.
    Beijinhos com muito carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com muito carinho, e com algumas lágrimas que escrevi, lágrimas pelas perdas, mas também pela felicidade de saber que na minha família valorizamos o que realmente importa, amarmo-nos.
      Obrigada pela delicadeza das tuas palavras.

      Beijos grandes

      Eliminar
  2. Estou sem palavras. Uma vida cheia de amor e respeito, essa tua. Que possas continuar assim sempre. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nunca nos faltem o amor e o respeito, e que haja saúde, que mais podemos desejar?

      Beijos

      Eliminar
  3. O que admiro em ti é já tantos "bocados" te terem sido arrancados pelas perdas e no entanto sente-se a tua doçura, a tua ternura, a tua vontade de partilhar:)

    Foi tão bonito ler este post.
    Obrigada. Se há seres humanos maiores...tu és um deles.

    jinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Suri não nego que quando escrevi este post as lágrimas me percorreram o rosto, não eram só de dor, eram também por saber o quão previligiada sou por partilhar a minha vida com estas pessoas maravilhosas. Pessoas que fizeram e fazem de mim o que sou. A minha família não é um mar de rosas, temos as nossas "coisas", mas sei que nos amámos profundamente!
      As lágrimas voltaram ao meu rosto ao ler o teu comentário, minha querida eu sou tão, tão pequenina, felizmente o meu coração expande-se com facilidade...

      Beijos, muitos

      Eliminar
  4. Que partilha arrebatadora, Partilhar :')
    Obrigada.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que posso dizer... nos últimos tempos ganhei a vontade de dizer de mim, expressar por palavras o que sinto, nem sempre me é fácil, aliás sempre julguei ser muito difícil... aprendi no entanto que é possível.
      Fico contente por saber que consegui transparecer um pouco dos sentimentos que há em mim, e que com isso toquei o coração de alguém...

      Beijos

      Eliminar
  5. wow estou rendida à tua pessoa... obrigada pela partilha e porque também nos ensinas coisas tão importantes! bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mel, deixa-me antes de mais agradecer a tua vontade de partilhar comigo. :)

      Partilhar é bom, aprendi já lá vai algum tempo, partilhar o que eu sou e sinto, sempre me foi mais difícil, aprendi há pouco tempo...

      Obrigada pelas tuas palavras, criei o blogue para partilhar um pouco do que sou e sinto, fico feliz por conseguir tocar o teu coração.

      Beijos

      Eliminar
    2. Já vi que temos muitas coisas em comum! o meu intuito ao criar o meu blog foi esse mas tenho recebido muito mais do que dou! Bjinho grande

      Eliminar
    3. Também eu, partilho de mim, e recebo tanto, tanto de vocês, partilhar é mesmo, mesmo, bom.

      Bjs

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...