Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quinta-feira, 23 de maio de 2013

tudo passa?

Passa, não tenho dúvidas, e digo isto com tristeza, pois há dores que eu não queria que perdessem intensidade, porque à medida que acontece, e eu sigo a minha vida normal, volto a sorrir e a ter vontade de viver, sinto que estou a "deixar para trás" quem eu tanto amava... Se aprendemos a apaziguar e viver com a dor da perda física de alguém que amamos, mais que a nós mesmos, então não tenho dúvidas, na vida somos capazes de superar tudo. E se a dor sentida é provocada por quem ainda vive, ela também se atenua, o tempo corre nesse sentido, e com o tempo vem o perdão. Perdoar é diferente de esquecer, perdoar é um acto de generosidade com o outro, mas também connosco, o perdão é libertador, esquecer é não aprender... Acredito, aprendi a acreditar, que o sofrimento deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, aprendizagens feitas à custa de feridas, das quais resultam inevitavelmente cicatrizes, mas talvez as cicatrizes existem para nos impedir de esquecer as aprendizagens que com elas vieram. Eu preciso, precisamos todos, acreditar nisto, ou então a vida tornar-se-á uma bigorna assente sobre as nossas mentes, e um garrote apertado nos nossos corações...
 

Foi o Sérgio que me inspirou, blame on him, for beeing such a kind person.
 

12 comentários:

  1. Ola Canca, bom dia!
    Acho que nem tudo passa, mas a dor atenua ... deixa o coração cheio de boas lembrança, uma lágrima de saudade de vez enquanto ... e ainda bem que é assim, porque todos temos o direito a ser feliz.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo passa quero dizer isso mesmo, que a intensidade da dor se atenua, o que no caso da perda de um ente muito querido, no faz sofrer de outra forma, parece que estamos a "esquecer" um pouco quem tanto amávamos, mas é como dizes, se não fosse assim deixaríamos de viver também, situação que acontece mesmo por ex. com mães que perdem filhos e casais que partilharam toda uma vida :(

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eu sinto assim... tenho experiênciado assim...

      Beijos

      Eliminar
  3. só porque a dor apazigua não quer dizer que esquecemos ou que deixamos de amar; e ainda bem que assim é, pois qual seria o sentido de viver em constante sofrimento? a mim dá-me alento saber que o sofrimento diminui com o tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a dor do sofrimento não atenuasse, ou não tínhamos sentimentos, ou viveríamos em constante sofrimento. Por vezes também me reconforta saber que a dor se atenuará, mas só quando perco gente viva... quando a perda é física, a atenuação da dor faz-me pensar se não estarei a "esquecer" quem eu tanto amava... :(

      Beijos

      Eliminar
  4. A dor da perda pode apaziguar-se, mas as memórias ficam para sempre. E sabemos que estamos bem quando conseguimos lembrar-nos dessas pessoas com um sorriso no rosto. :) Tenho a certeza que, onde quer que estejam, esses nossos queridos também sorriem a ver-nos sorrir. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu gostava de acreditar que eles estão num lugar melhor... guarda-los com todo o carinho no meu coração e nas minhas memórias é tudo que está ao meu alcance, amá-los sempre.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também acredito!...mas não é fácil gerir a dor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida ND não é fácil, só o tempo consegue, e enquanto ele não passa, nós vamos sofrendo...

      Beijos

      Eliminar
  6. Olá Canca,
    Agora deixas-te-me sem palavras ao ler o teu belíssimo texto e eu servi de inspiração, não. Tens de acreditar em ti e ter uma certeza na vida, mereces ser feliz e não precisas de nada a não ser o teu EU para seres, o que vier por acréscimento e que complemente essa felicidade tudo bem senão tens o teu EU e tudo o que te rodeia e rouba sorrisos.

    Saliento um parágrafo que terei também presente na minha vida: "Acredito, aprendi a acreditar, que o sofrimento deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, aprendizagens feitas à custa de feridas, das quais resultam inevitavelmente cicatrizes, mas talvez as cicatrizes existem para nos impedir de esquecer as aprendizagens que com elas vieram. Eu preciso, precisamos todos, acreditar nisto, ou então a vida tornar-se-á uma bigorna assente sobre as nossas mentes, e um garrote apertado nos nossos corações..."

    És uma pessoa muito querida e que vive no meu coração, sabes disso.

    beijinhos grandes e bom fim-de-semana.

    PS: És tu que me inspiras, todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoas gentis e carinhosas como tu inspiram, e ajudam a ultrapassar a fase em que a dor ainda é muita intensa. Obrigada por me leres... :)

      Beijinhos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...