Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

quarta-feira, 22 de maio de 2013

a minha relação com a culinária - fornada # 1

Agora deu-me para a cozinha, influência de um workshop a que assisti (falo dele quando puser em prática a receita que aprendi!), ontem apetecia-me bacalhau no forno com puré e legumes, andei a cuscar blogues, mas não encontrei nada que me fizesse dizer "é isto", resolvi inventar, ou melhor reinventar uma receita de uma amiga, a outra minha especialidade (depois partilho), o resultado foi este: 
 
Bem, isto foi o que sobrou do resultado, o aspecto não é maravilhoso, mas o sabor estava delicioso, além disso é fácil e saudável. Cobri o fundo de um tacho com azeite, e fui colocando em sucessivas camadas rodelas de cebola, palitos de cenoura, de vagem (feijão-verde) e de courgette, bróculos e bocados de tomate congelado, cobri com postas de bacalhau congelado, em igual número ao de pessoas, e voltei a repetir as camadas de legumes, temperei com sal e pimenta. Não é necessário acrescentar água, coze na água libertada pelo bacalhau e tomate congelados, o que é bastante saudável, porque não se perdem nutrientes para a água de cozedura que se deitaria fora, e ao mesmo tempo condensam-se todos os sabores, não sendo preciso adicionar temperos, ou molhos. O bacalhau coze rápido por isso tirei-o antes, e pu-lo na tabuleiro onde iria ao forno, os legumes ficam a acabar de cozer. Entretanto faz-se o puré de batata (esse foi a minha cunhada que fez), quando os legumes estão cozidos, não precisam de cozer muito, cobre-se o bacalhau com eles e rega-se com o molho (super saboroso) que se formou, cobre-se tudo com o puré e vai ao forno a gratinar. Fica muito bom.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Ficou muito saboroso e soube-me muito bem fazê-lo. :)

      BeijO

      Eliminar
  2. Acho bom que se escreva outras coisas, pois sabe bem que uma mulher em sua gestação tens uns desejos inexplicáveis.. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este desejo é fácil de satisfazer! ;)
      Boa gestação.

      Eliminar
  3. A investir na culinária, muito bem ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A cozinha não é bem o meu forte :)) mas esta receitinha pareceu-me daquelas que até eu faria ... e saudável!! Vou guardar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece-me muito bem. Vou copiar a receita e qualquer dia faço-a. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, vais ver que é uma delícia, fácil e saudável.

      BeijO

      Eliminar
  6. Olá Canca,
    Fiquei muito contente ao ler este post e fazes muito bem em teres estas aventuras, na culinária é mesmo isso: "resolvi inventar, ou melhor reinventar uma receita de uma amiga", mas é sempre um gesto de amor.

    beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  7. É uma forma de ocupar a mente com coisas positivas. ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...