Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

terça-feira, 9 de abril de 2013

esperança


Os blogues que sigo são na maioria de mulheres, algumas mamãs babadas e algumas estão de esperanças, adoro esta expressão, “estar de esperanças” é linda, linda como a magia de estar grávida. Tenho lido posts tão bonitos de mães para filhos, quer já nascidos e crescidos, quer para aqueles que ainda são parte das mães.

Já aqui falei de adopção, o quanto acho um gesto admirável, e a vontade que tinha de ser mãe adoptiva, vontade igual à que tinha de ser mãe biológica, com o passar do tempo esta vontade talvez tenha ficado um pouco atenuada em mim, às vezes convenço-me que certas coisas não são para ser, e sigo, deixando de pensar tanto nelas. No entanto não deixei nunca de achar que estar grávida, carregar em nós uma vida, deve ser uma das sensações mais maravilhosas do mundo.
 
 

Para mim não há mulheres mais belas, mais radiantes que as grávidas. As mulheres mais bonitas da praia, aquelas em que eu colo os olhos e babo, são as grávidas. Já tive conhecidas que viveram a gravidez cheias de resmunguice, porque estavam gordas, porque não podiam fazer nada, porque lhe inchavam e doíam as pernas e os pés, tudo bem, acredito que aconteça e não seja nada agradável, mas o que é isso comparado com a ideia de que há um ser a desenvolver-se dentro de nós, um ser que é fruto do nosso amor, que quando nascer vai ser a coisa mais importante do mundo para nós, que o vamos amar mais que a nós mesmos…

Há quem não queira ter filhos porque o parto é doloroso, também acredito que seja, mas eu na minha inocência sempre sonhei com um parto natural, e se pudesse ser na "roda da vida" seria, e claro que o pai teria de estar lá comigo e a filmar…

Bem mais difícil de enfrentar deve ser a dor de não conseguir conceber, aí para mim a adopção é o caminho, mas cada um sabe de si.
 
Menino ou menina, seria amado de igual maneira, mas confesso que tenho um fraquinho por meninos, são mais reguilas, mais malandrotes, não há cá berliques e berloques. Ironicamente não há nenhum nome de rapaz que goste, já se tivesse uma menina não haveria dúvida em relação ao nome, como já aqui falei seria uma homenagem à minha avó paterna, que eu amava, amo como mãe.

18 comentários:

  1. Partilho da tua opinião :)
    Também acho as mulheres grávidas portadoras de uma beleza singular.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria de esperar outra coisa de um homem sensível. :)
      Bem-vindo ao meu cantinho de partilhas.

      Beijos

      Eliminar
  2. Isso da beleza...tem dias. Há dias em que nos sentimos autênticas Cleopatras, outros em que é mais para o hipópotamas:)
    Ahahahahah, fala uma mãe que engordou quase 30k na primeira gravidez...
    Sorte sorte têm aquelas mamãs que vistas detrás ninguém sabe e pela frente parece que enguliram uma azeitona;)
    ...eu não tive essa sorte;)
    Mas fazia tudinho outra vez.
    Ainda por cima sou das casmurras que tenta até à última que o parto seja natural contra tudo e contra todos...ou seja fartei-me de sofrer por duas vezes;) mas tudo valeu a pena, são o meu AMOR Maior!

    Jinhossss Canca: O que for melhor para ti...para ti será!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Fazia tudinho outra vez." ..."mas tudo valeu a pena, são o meu AMOR Maior!" Disseste tudo linda, sempre linda Suri. E o que tem de ser nosso ninguém nos tira, também acredito.

      Beijos enormes

      Eliminar
  3. A Suri tirou-me as palavras da boca... o que for melhor para ti será!! é maravilhoso ser mãe, é também duro mas maravilhoso!! bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja, duro e maravilhoso, que seja! :))

      Beijos doce Mel

      Eliminar
  4. Mais uma dos belíssimos textos que tive o prazer de ler e reler.
    Uma certeza tenho serás uma excelente mãe e já és uma mulher com M maisúsculo.

    beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre gentis as palavras do menino Sérgio. Sempre a roubar-me sorrisos.

      Boa semana, beijinhos enormes.

      Eliminar
  5. Olá :) Quero deixar registado o meu agradecimento pela receptividade que o meu cantinho pequenino teve junto da Canca :) Gostei muito destas palavras, ainda não sou mãe, mas acho as mulheres grávidas lindas e luminosas:).
    Tenho uma sobrinha/afilhada que me enche de felicidade.
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cantinho com tudo a cores chega-me logo ao coração, não há vida sem cor. O teu cantinho pequenino é já é muito grande para mim, eu é que tenho de te agradecer por teres começado a partilhar comigo.
      Também eu sei o quanto é bom ser amada como tia e amar como mãe!

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  6. Deixa que a vida te surpreenda também nessa área...a mim surpreendeu-me de tal maneira e com tal idade para a primeira gravidez que fiquei para aí uma meia hora na casa de banho com o teste de gravidez na mão a rebentar de espanto e felicidade...dois anos e dois meses depois da primeira, e portanto ainda mais velha tinha o meu segundo filho...Tudo isto aconteceu quando estava já a iniciar o processo que me levaria à adoção...!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino a tua felicidade, se puder ser merecedora de tal felicidade também eu ficarei radiante. Tudo de bom para ti e para os teus.

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  7. Eu também gostava muito de poder adoptar e durante muitos anos só equacionei esta hipotese, no entanto, acho que o relogio biologico começa a despertar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre senti fascínio pela maternidade adoptiva e pela maternidade biológica.

      Beijos

      Eliminar
  8. Maternidade é daqueles assuntos que ultimamente me despertou muito a atenção. O meu relógio biológico despertou de uma forma muito intensa, que me apanhou desprevenida...
    Para mim mãe é quem cria, quem educa, quem ama...não quem gera...

    Beijinhos,
    Carminho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O relógio biológico é assim, e é bom senti-lo. Verdade doce Carminho mãe, pais, são os que sabem amar uma criança como ela merece.

      Beijinhos grandes

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Nada comparável à beleza de uma grávida! :)

      Beijos

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...