Se tivessem acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teriam ouvido as verdades que teimo em dizer a brincar, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria. Charles Chaplin

Tornámo-nos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. Antoine de Saint-Exupéry

A cabeça que se não volta para os horizontes sumidos não contém nem pensamento nem amor. Victor Hugo

Não importa o que fizeram connosco, importa o que fazemos com aquilo que nos fizeram. JP Sartre

terça-feira, 16 de abril de 2013

porque hoje estou em modo lunar

Imaginem
Que convivem com uma pessoa durante alguns anos;
Que durante esse tempo todo apenas mantêm conversas de circunstância e não passam de conhecidos;
Que do pouco que conhecem da pessoa, há características que apreciam e outras que abominam;
 ...
Que estão numa fase menos boa;
Que essa pessoa também está numa fase menos boa;
...
Que essa pessoa se aproxima de vocês;
Que na vossa maneira de ser gostam de ajudar os outros, e se dispõem a ser amigos dessa pessoa;
...
Que a pessoa diz que gosta de vocês;
Que vocês tentam fazê-la ver que está a confundir sentimentos porque está frágil;
Que a pessoa vos diz que não é isso;
 ...
Que vocês também são humanos, também têm fragilidades e se deixam levar por palavras bonitas…
Que vocês apesar de conseguirem ser amigos e aceitarem os outros, são pessoas com opinião, que dizem o que pensam, e que não estão dispostos a ser o que a outra pessoa desenhou para vocês...
Assim sendo acabam por levar com um belo pontapé no traseiro!
 
Imaginem!
Isto aconteceu mesmo, só a mim, eu e a minha mania de me preocupar genuinamente com os outros, de querer ser amiga, de gostar de ouvir os outros, de me apegar facilmente…

Agora imaginem que, continuam a conviver quase diariamente com essa pessoa, essa pessoa que agora sabem não saber nada de vocês, e que vocês ficaram a conhecer, essa pessoa que vos brinda com indiferença, vocês sofrem, mas são como as árvores, vocês ficam de pé…

Tudo o que queriam gritar bem alto fica calado, há pessoas que não merecem a verdade das nossas palavras, muito menos a dos nossos sentimentos, tudo isto doí, faz mossa cá dentro, e durante muito tempo não conseguem olhar na cara da pessoa, o vosso olhar queima, as vossas palavras são dardos…
 
O tempo passa, e vocês aprendem que o olhar pode dizer mais que julgavam possível, aprendem a gostar um pouco mais de vocês, aprendem que a verdadeira beleza está na capacidade de ser verdadeiro, de partilhar da dor dos outros, de ter prazer em dar … eu sou assim, eu não sei ser de outra maneira, but...
 

24 comentários:

  1. A indiferença costuma ser o sentimento mais difícil de lidar...que um dia também te seja indiferente, é o que desejo! bj e força...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, a indiferença, e a falta de verdade, são as atitudes que mais me magoam! O tempo cura quase tudo, quase, as cicatrizes essas ficam... Obrigada :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei este texto :) Então o último parágrafo... não podia estar mais de acordo! Continua de pé :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior já passou, e com ele aprendi mais um pouco, estamos sempre a aprender...

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Há pessoas que não merecem o nosso apoio nem a nossa amizade, mas acho que no último parágrafo do texto dizes tudo =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, pena que isso não venha escrito na testa delas, poupava-nos muito sofrimento. :(

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Também gosto de dar, ajudar, seja de que maneira for, mas quando é comigo nem conseguem saber se estou triste ou alegre, dizem que disfarço bem, pode até ser isso, mas e os olhos? Os olhos nunca mentem, e é através deles que pedimos ajuda a quem nos olha e não nos vê.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo, como gostava de não dizer nada e mesmo assim ser compreendida... Eu que sempre achei ser uma pessoa tão transparente chego à conclusão que só devo emitir mensagens encriptadas! :(

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Dar, ouvir ... oferecer um ombro, é muito bom! Quem o faz, fá-lo por boa vontade, está na consciencia de quem o recebe a forma como o faz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu li e reli o texto e não sei se queres a minha opinião mas vou resumir e deixo uma pergunta:
    "Quantas vezes pensamos assim: eu sou assim porquê, eu faço isto por que sou burro e porquê? E defendemos sempre o outro porquê?.

    Deixo-te um conselho de um amigo e digo-te a ti, a única pessoa que me enviou um e-mail para não desistir do blogue e hoje desistia mesmo.
    Pensa em ti, volta a pensar em ti, os outros se disserem alguma coisa, deixa disser porque palavras bonitas o mundo está cheio, são os gestos que contam e deixa os gestos falarem e não palavras bonitas.

    Conclusão não existe o "but ..."

    beijinhos grandes e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há perguntas que não têm resposta, não é? Somos assim, não escolhemos ser, mas somos, e no fundo temos orgulho de ter uma coração onde cabem muitos e bons sentimentos!

      Hoje digo-te Sérginho, o blog apareceu porque me conseguiram calar a vontade de falar, aquela que eu tinha acabado de conhecer, tive vontade de escrever o que calara, uma grande amiga disse-me que eu tinha jeito para escrever... muitas palavras caladas depois criei o blogue, o primeiro incentivo veio de ti, como poderia deixar que desistisses sem te dizer que eras importante, continua a ser fiel a ti, sempre, continua, força.
      As palavras sabem bem, mas um bem que não se compara ao mal que as acções podem fazer... um dia os ses, os mas e os porquês vão embora...

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Li e reli o último paragrafo...
    Subscrevo cada palavra...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena que o tenha aprendido à custa de muita desilusão... :(

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Um pedido,

    nunca cales a verdade das tuas palavras!

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Obrigada por quereres ser parte deste cantinho de partilhas, sê muito bem-vinda.
      Este cantinho tem sido um grande apoio, aqui não preciso calar nada do que sou, nem do que sinto...

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Imagino e acredito que custe muito... nunca deixes de ser assim preciosa, mesmo que as facas e os espinhos continuem a doer. bjinho grande amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantas vezes já pensei querer e já tentei ser diferente, não consigo é da minha natureza, e sabes que mais tenho muito orgulho em ser assim, em ter sentimentos nobres, em me importar genuína e desinteressadamente com os outros, talvez sofra mais, mas certamente também sinto mais, muito mais!

      Beijinho doce amiga

      Eliminar
  10. Por momentos achei que este texto poderia ser eu a escrever!!! Sei bem do que falas! Se sei... Força Canca!!! O importante é nunca mudarmos a nossa essência! Isso é o mais importante!!!
    Bjs grande no coração, linda!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Star, mantermo-nos fiéis à nossa essência é o mais importante.

      'bigada pelo carinho, beijinhos grandes

      Eliminar

Partilhem, que partilhar tem graça! Façam o favor de me roubar sorrisos...